Toxina botulínica

A toxina botulínica (Botox, Dysport, Xeomin) é indicada para amenizar linhas de expressão e rugas profundas como as linhas entre as sobrancelhas, pés-de-galinha, linhas na testa, linhas do pescoço, sorriso gengival. Também é usada para o reposicionamento das sobrancelhas, levantando o olhar.

 

A transpiração excessiva pode aliviar com injeções altamente diluídas da toxina botulínica, diretamente na pele das axilas ou na pele nas palmas das mãos e plantas dos pés. Há paralisação das glândulas sudoríparas da pele que são responsáveis pela transpiração excessiva. Uma única sessão de tratamento pode fornecer meses de alívio, e as injeções podem ser repetidas uma ou duas vezes por ano.

 

O tratamento com Toxina Botulínica envolve injeção em quantidades muito pequenas nos músculos responsáveis pelas rugas, paralisando-os. A terapia atual é bem tolerada, rápida e a recuperação é mínima. A toxina começa a fazer efeito em dois dias após a aplicação, atingindo seu efeito máximo em sete a quatorze dias e esse efeito perdura por cerca de três a seis meses até que desaparece gradativamente, enquanto a ação muscular retorna. Com aplicações em intervalos regulares, pode ocorrer de o músculo enfraquecer e, dessa forma, as aplicações passarem a durar mais tempo.

 

Os efeitos colaterais são mínimos e relacionam-se com a injeção local. Dor ou edema podem surgir em torno do local da injeção. Maquiagem pode ser usada após o tratamento, mas é preciso ter cuidado para não pressionar ou massagear a área após algumas horas do procedimento.