Só deve utilizar protetor solar quando tem sol?

Muitas pessoas têm a falsa ideia de que o uso do Protetor Solar somente é necessário quando a exposição é intencional. No dia-a-dia, as pessoas estão expostas ao sol sem perceber, como dentro do carro, próximos a janelas ou ao dar um “pulinho” na rua. A luz artificial presente em computadores, televisores e lâmpadas frias também estimulam a pigmentação da pele.

O uso do protetor solar deve ser feito diariamente com o Fator de Proteção Solar (FPS) no mínimo 30 e de preferência com filtros de amplo espectro que protegem contra UVA e UVB, reaplicando-os a cada 3 horas. Mesmo nos dias frios, nublados e com chuva, o Fator Ultravioleta do tipo A (UVA) incide na mesma concentração do que nos dias mais quentes.

O cuidado deve ser redobrado quando a exposição for intensa como em piscinas e praias, sendo indicado a reaplicação a cada 2 horas, reaplicando-o caso apresente sudorese intensa ou se mergulhar na água, dando preferência à exposição antes das 10 horas e após as 15 horas. As crianças e jovens também devem fazer o uso rigoroso do protetor solar, pois os estudos mostram que 3 queimaduras intensas até os 20 anos de idade aumentam o risco para câncer de pele, inclusive o melanoma.

O Protetor Solar além de prevenir do câncer de pele é também um grande aliado contra manchas e ruguinhas indesejadas! Por isso use-o sem moderação!